O que é o Passe Espírita?
Para tanto, é imperioso que quem recebe esteja receptivo, ou seja, que confie na Espiritualidade Amiga e pense no que o aflige, a fim de que as emanações do passe sejam bem recebidas e a terapêutica venha a seu favor.
Como se aplica o Passe Espírita?
O passe deve ser aplicado por um trabalhador devidamente preparado para tal atividade, este deve estudar a Doutrina Espírita a fundo, assim como fazer cursos que o preparem para a transmissão de energias salutares.
O trabalhador do passe se prepara durante o dia, fisicamente e mentalmente de forma que possa ser um intermédio entre as forças da Espiritualidade e a pessoa que está recebendo a aplicação destes fluídos energéticos, este com o pensamento em prece coloca suas mãos sobre a cabeça do atendido, e mentalizando a conexão com a Espiritualidade Superior para ajudar em questões espirituais, emocionais e, até mesmo, físicas. O aplicador de passe deve estar concentrado, com pensamentos e vibrações elevadas e positivas, focando a mente em Deus, de modo que possa ser uma ponte aberta para a energia espiritual que será transmitida. É uma oportunidade redentora de fazer o bem e de doar-se em prol do próximo, exercendo a caridade que ensinou Jesus. É tarefa sublime e de renovação íntima.
O passe não tem nenhum tipo de toque físico. É feito somente com a proximidade das mãos do trabalhador sobre quem recebe. Não há fenômeno nem comunicação mediúnica.
Há
locais especiais para os passes?
Na Casa Espírita o ambiente é preparado para a realização dos passes; a música ao fundo é suave, todos os presentes devem ficar em silêncio, em prece e relaxados. Há uma sala onde existe uma iluminação azul para auxiliar na concentração do aplicador de Passe e daquele que recebe completam o quadro.
Quem pode receber o Passe?
Qualquer pessoa pode ir à Casa Espírita para receber o passe, mas se quiser tratar algum problema específico, deve-se passar pelo sistema de atendimento Espiritual na Casa Espírita, onde irão entender melhor a necessidade de cada pessoa e esclarecer sobre as dificuldades à Luz do Evangelho de Jesus.
Qual deve ser o comportamento do recebedor no momento do passe?
Em primeiro lugar, deve ter a consciência do que está ali fazendo; depois, a compreensão de que o passe é uma terapia e como tal pode dar os resultados esperados ou não. Ao ser encaminhado ao local, deve sentar-se comodamente, de forma descontraída, concentrando seu pensamento em prece no que está ocorrendo. É dispensável qualquer outra exigência, tal como a de não cruzar as penas, colocar as mãos com a palma voltada para cima etc. essas coisa não tem sentido.
E para melhorar a concentração sugere-se que se feche os olhos, enquanto os passistas realizam a imposição das mãos sobre suas cabeças e ao redor do corpo de cada um.
Quando
nos propomos a receber o passe, ou levamos as crianças para recebê-lo, ou até
mesmo indicamos para algum amigo, são importantes algumas considerações, tais
como:
- Estar com o pensamento elevado e em prece;
- Desejar de todo o coração que a ajuda lhe seja merecida;
- Confiar e ter fé na Espiritualidade Amiga;
- Irradiar, através do pensamento, a ajuda para alguém que queira - encarnado ou desencarnado;
- Manter-se em vibrações positivas após o passe;
- Mudar as atitudes mediante a certeza do amparo recebido;
- Modificar o padrão vibratório para melhor.
Enfim, são posturas importantes e necessárias que demonstram o quanto valorizamos os fluidos positivos e o quanto somos gratos por estar acolhidos e amparados na Casa Espírita que nos proporciona tamanho aprendizado sobre nós mesmos e sobre a força do pensamento. Bem direcionada e utilizada, essa força constrói e levanta pontes de ligação eternas com o Alto.
Basta crermos e estarmos receptivos ao bem.
O Passe na Casa Espírita - justificativa.
O Mestre Jesus muito utilizou da imposição das mãos para curar e auxiliar quem lhe pedia ajuda. O recurso é divino e a boa vontade dos envolvidos é imprescindível. Com o intuito de estarmos mais próximos de Jesus, vamos à Casa Espírita e oramos, elevando o nosso pensamento. Ele percebe tudo o que sentimos e envia seus Mensageiros para nos acolher e auxiliar nesses instantes que estamos bem aproveitando o ensejo de estar quieto num ambiente de luz e paz, favorecendo a nossa melhora e a mudança do nosso padrão vibratório para melhor.
É preciso ter fé e acreditar na nossa própria capacidade de mudança. O passe é, sem dúvidas, grande repositor de energias, mas o pensamento permanente e constante no amor e na verdade que vem de Deus é fundamental para que se fixe em nós a cura e a abundância de vida em equilíbrio, que são fatores que nos conduzem à felicidade. O passe nos condiciona a essa mudança intima, bem como à reforma de nós mesmos para melhor.
Portanto o passe ajuda a equilibrar o nosso organismo e nossas emoções, por isso é aconselhado como complemento para tratamento de problemas físicos, ou distúrbios emocionais como: medo, angústia, tristeza profunda, depressão etc. Mas nunca se deve abandonar o tratamento médico. Mas se quisermos continuar a se sentir bem, não adoecer, devemos mudar nossos pensamentos tendo sempre pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito, amor, tolerância e compreensão com todos. Dessa forma para a manutenção deste bem estar, mudança de hábitos, melhora íntima sugere-se a participação ativa em grupos de estudo e atividades da Casa Espírita como a Assistência Social
Afinal, os bons espíritos e o passe podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior (mente) e dos pensamentos que nela acolhemos.
A água fluídica é benéfica?
A água é, em si, um grande bem. Há inúmeras informações na Doutrina Espírita sobre o seu valor terapêutico. Em “A Gênese” Kardec lembra que as mais insignificantes substâncias – a água, por exemplo – podem adquirir qualidades poderosas e eficazes sob a ação do fluido espiritual ou magnético ao qual servem de veículo, ou, se quiserem, de reservatório”. (Cap. XV item 25) É normal, portanto, que a água seja utilizada em muitos casos como complemento do tratamento, por este motivo as Casas Espíritas oferecem água ao final da aplicação dos passes. Você pode trazer uma garrafa d’água para esta ser magnetizada e você continuar o seu tratamento durante a semana.